segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Carnaval cristão completa 30 anos

O Rebanhão foi o princípio dos grandes encontros de "Carnaval cristão". Tudo começou em 1980, há exatos 30 anos.

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, já trabalhava com a evangelização de jovens e reuniu um grupo para promover, em Lorena, Piquete e Cruzeiro (cidades no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, uma verdadeira jornada com pregações, orações e muita música.

O objetivo, desde o início, era oferecer às pessoas atividades alternativas para estes dias de feriado nacional. A partir de 1990, o Rebanhão em Cruzeiro (SP), referência de um "carnaval diferente", descentralizou-se e outras iniciativas começaram a surgir em outros estados brasileiros.

Rebanhão

O nome Rebanhão foi inspirado para remeter a um "grande rebanho". Biblicamente, Deus compara os homens a ovelhas e Ele próprio se nomeia o Bom Pastor, que conduz essas ovelhas. Como Pastor, Deus se ocupa com todas as suas ovelhas, principalmente com as mais frágeis.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Terça-feira, devoção aos santos anjos"


Na terça-feira a religiosidade popular recorda a devoção aos santos anjos. É uma ocasião propícia para manter viva a certeza da proteção de Deus, por meio dos seus santos anjos. Além de lembrar o lugar especial dos anjos em nossa caminhada espiritual, também é importante rezar todos os dias a oração ao anjo da guarda.

Oração aos Anjos poderosos

E nossos irmãos santos que servis diante do Trono de Deus, vinde em nosso auxílio!
Defendei-nos de nós próprios, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e ambição, da nossa inveja e falta de confiança, da nossa avidez na busca da abundância, do bem-estar e da estima pública!
Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos lhes pusemos e que nos impedem de ver as necessidades do nosso próximo e a miséria do nosso ambiente porque nos fechamos numa mórbida complacência de nós mesmos!
Cravai no nosso coração o aguilhão da santa ansiedade por Deus para que não cessemos de procurá-lO com ardor, contrição e amor!
Contemplai em nós o Sangue do Senhor, derramado por nossa causa!
Contemplai em nós as lágrimas de Vossa Rainha, choradas por nossa causa!
Contemplai em nós a pobre, desbotada e arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que Deus, no princípio, por amor, imprimiu na nossa alma!
Auxiliai-nos na luta contra o poder das trevas que, disfarçadamente, nos envolve e aflige!
Auxiliai-nos para que nenhum de nós se perca, permitindo assim que um dia nos reunamos todos, jubilosamente, na eterna bem-aventurança! Ámen.
São Miguel, assisti-nos com vossos santos anjos:
-Ajudai-nos e rogai por nós!
São Rafael, assisti-os com vossos santos anjos
-Ajudai-nos e rogai por nós!
São Gabriel, assisti-nos com vossos santos anjos:
-Ajudai-nos e rogai por nós.
Amém.