terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

“CONVERTEI – VOS E CREDE NO EVANGELHO”. (Mc 1, 14-15)

QUARESMA
(Por Fabrício Magraner, Coord. do G.O. "Eis me Aqui")


Conversão é o convite que o Evangelho de Jesus Cristo nos faz neste tempo quaresmal. Neste tempo a Igreja chama todo o povo de Deus a fazer uma reflexão neste período favorável (cf. 2 Cor.6, 2). Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração em penitência em jejuns para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Assim desta forma nesta quarta feira de cinzas começaremos mais uma caminhada junto com toda a Igreja voltando o nosso coração e o nosso olhar mergulhando no mistério da Paixão do Senhor.  Mistério pascal é toda a obra salvadora de Deus na humanidade. Na liturgia temos um dialogo entre Deus e seu povo, Deus nos convoca e o povo vai ao encontro do seu Deus para glorifica - lo e o seu povo santificado.
Para nos ajudar nesta reflexão apresento aqui alguns santos da Igreja que souberam muito bem viver o mistério do Evangelho de Cristo em suas vidas e a respeito do período quaresmal nos dizem assim:
è “Mortifiquemos um pouco o homem exterior para que o interior seja restaurado; perdendo um pouco do excesso corpóreo, o espírito robustece-se pelas delícias espirituais” (São Leão Magno, Primeiro Sermão sobre a Quaresma, 5).
è “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus” (Leão XIII, Encíclica Sapientiae Christianae, 19).
è “Os planos de Deus nunca se realizam senão à custa de grandes sacrifícios” (São Cláudio de La Colombiere).
è “É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório).
E com isso podemos dizer que é a partir da nossa entrega a Deus que venceremos todas as tentações, pois é através da nossa perseverança que chegaremos a salvação eterna.

Portanto irmãos em ocasião da quaresma deste ano de 2015, um pequeno trecho do inicio da Mensagem do Papa Francisco – “Fortalecei os vossos corações” (cf. Tg 5, 8). Assim nos diz o Papa:
            Amados irmãos e irmãs!
“Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um “tempo favorável” de graça (cf. 2 Cor. 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo4,19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos”.
Deixemos o Senhor encontrar a cada um de nós neste tempo favorável (cf. 2Cor.6, 2), pois a “Quaresma” é um tempo oportuno para que os filhos de Deus voltem o olhar para este grande mistério da nossa salvação, é como o Papa Francisco mesmo disse, Ele nos amou primeiro. (cf.1 Jo4,19)


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

REBANHÃO 2015

O RETIRO DE CARNAVAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA, FOI MAIS UMA VEZ NO CENTRO DE EVENTOS Pe. VÍTOR, NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA.
MOMENTOS DE ORAÇÃO, LOUVOR, MÚSICA E MUITA GRAÇA DE DEUS.
SABEMOS QUE NESTES DIAS DE CARNAVAL, MUITAS PESSOAS BUSCAM AGRADAR OS APETITES DA CARNE; NÓS NO REBANHÃO REFLETIMOS ESTE ANO O TEMA: "DEIXAI-VOS CONDUZIR PELO ESPÍRITO SANTO". CONFIRA!