sábado, 22 de maio de 2010

O Espírito Santo princípio de santificação (PARTE 1)


Durante este período litúrgico, aproveitaremos os sábios ensinamentos de João Paulo II para nos prepararmos para a Festa de Pentecostes. A cada dia desta semana, disponibilizaremos aqui uma catequese diferente sobre o Espírito Santo escrita pelo saudoso Papa.

L’OSSERVATORE ROMANO – Nº 30 – 25/07/98

1. O gesto de Jesus, que na noite da Páscoa “soprou” sobre os Apóstolos comunicando-lhes o Espírito Santo (cf. Jo 20, 21-22), evoca a criação do homem, descrita pelo Gênesis como a comunicação de “um sopro de vida” (2,7). O Espírito Santo é como o “respiro” do Ressuscitado, que infunde a nova vida na Igreja representada pelos primeiros discípulos. O sinal mais evidente desta nova vida é o poder de perdoar os pecados. Efetivamente, Jesus diz: “Recebei o Espírito Santo. Os pecados daqueles que perdoardes, serão perdoados. Os pecados daqueles que não perdoardes, não serão perdoados” . (Jo 20, 22-23). Quando se efunde “o Espírito de Santificação” (Rm 1,4), destrói-se o que se opõe à santidade, ou seja, o pecado. Segundo a palavra de Cristo, o Espírito Santo é aquele que “convence o mundo do pecado” (Jo 16,8). Ele faz com que se tome consciência do pecado, mas ao mesmo tempo é Ele mesmo que perdoa os pecados. A este propósito, S. Tomás observa: “Dado que é o Espírito Santo que funda a nossa amizade com Deus, é normal que por meio d’Ele Deus perdoe os nossos pecados” (Contr. Gent. 4,21,11).

2. O Espírito do Senhor não só destrói o pecado, mas realiza também uma santificação e divinização do homem. Deus “escolheu-nos – diz São Paulo – desde o princípio, para a salvação pela ação santificadora do Espírito e pela fé que vem da verdade” (cf. 2 Ts 2,13). Vejamos mais de perto em que consiste esta “santificação-divinização”. O Espírito Santo é “Pessoa-Amor. é Pessoa-Dom” (Dominum et vivificantem, 10). Este amor concedido pelo Pai, recebido e retribuído pelo Filho, é comunicado ao homem remido, que assim se torna “homem novo” (Ef 4,24), “nova criação” (Gl 6,15). Nós, cristãos, somos não só purificados do pecado, mas também regenerados e santificados. Recebemos uma nova vida, porque nos tornamos “participantes da natureza divina” (2 Pd 1,4): somos “chamados filhos de Deus. E somo-lo de fato!” (1 Jo 3,1). É a vida da graça: o dom gratuito com que Deus nos faz partícipes da sua vida trinitária. As três Pessoas divinas, na sua relação com os batizados, não devem ser separadas – porque cada um age sempre em comunhão com as outras – nem confundidas, pois cada Pessoa se comunica enquanto Pessoa. Na reflexão sobre a graça, é importante evitar concebê-la como uma “coisa”. Ela é, “antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2003). É a dádiva do Espírito Santo que nos assimila ao Filho e nos coloca em relação filial com o Pai: no único Espírito, atra

ABORTO: não basta ser contra, é preciso agir!

ABORTO: não basta ser contra, é preciso agir!

A Renovação Carismática Católica tem se posicionado firmemente contra a possibilidade de descriminalização do aborto no Brasil. Para tanto, nosso Movimento está mobilizado através de um abaixo-assinado para coletar 1 (um) milhão de assinaturas contra o aborto. Pedimos a você que tem uma lista - ou tem conhecimento da existência de alguma lista - que a leve ao Congresso Nacional deste ano em Minas Gerais.

O presidente da RCC, Marcos Volcan, nos diz por que a Renovação está engajada nesta luta e por que é tão importante que cada um de nós assuma a defesa da vida. Muitos homens e mulheres estão se mobilizando para aprovar a lei que permite o assassinato de inocentes e têm apresentado argumentos falsos em favor deste crime. Não podemos nos iludir. Clique aqui e assista.

Irmãos, não basta opinar contra o aborto, é preciso tomar atitudes concretas. Trata-se de um gesto simples. Clique aqui e imprima uma lista, passe no seu Grupo de Oração, entre seus amigos, colegas, e leve para o Congresso ou envie para o Escritório Nacional (R. Dr. Cassiano, 711, centro- Pelotas, RS. 96015-700).

Não podemos nos calar, cruzar os braços enquanto grupos se articulam para promover a matança de inocentes ainda no ventre de suas mães.

domingo, 9 de maio de 2010

Pregação: "O Amor de Deus" - João, g.o. "Eis me Aqui"

Católicos, voltem para a sua casa!

Minisseminário de Vida no Espírito Santo - Pregação: O Amor de Deus.

Foi uma noite onde nós ficamos sabendo da Boa Nova de que Deus nos ama com amor de eternidade.

O pregador João, do grupo de oração "Eis me Aqui", trouxe para nós esta reflexão. Foi muito bem colocado o tema.

Saber que Deus troca reinos por ti, é algo maravilhoso. Assista ao pequeno trecho desta pregação e sinta o amor de Deus por você.


Deus abençoe e venha participar conosco.

sábado, 1 de maio de 2010

HINO "VENII CREATOR" ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos;
enchei de graça celestial
os corações que criastes!

Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.

Com os Vossos sete dons:
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai
Inspirando nossas palavras.

Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.

Afastai para longe o inimigo;
Trazei-nos prontamente a paz
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.

Por Vós explicar-se-á o Pai
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.

Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos. Amem.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ


A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.