terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

“CONVERTEI – VOS E CREDE NO EVANGELHO”. (Mc 1, 14-15)

QUARESMA
(Por Fabrício Magraner, Coord. do G.O. "Eis me Aqui")


Conversão é o convite que o Evangelho de Jesus Cristo nos faz neste tempo quaresmal. Neste tempo a Igreja chama todo o povo de Deus a fazer uma reflexão neste período favorável (cf. 2 Cor.6, 2). Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração em penitência em jejuns para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Assim desta forma nesta quarta feira de cinzas começaremos mais uma caminhada junto com toda a Igreja voltando o nosso coração e o nosso olhar mergulhando no mistério da Paixão do Senhor.  Mistério pascal é toda a obra salvadora de Deus na humanidade. Na liturgia temos um dialogo entre Deus e seu povo, Deus nos convoca e o povo vai ao encontro do seu Deus para glorifica - lo e o seu povo santificado.
Para nos ajudar nesta reflexão apresento aqui alguns santos da Igreja que souberam muito bem viver o mistério do Evangelho de Cristo em suas vidas e a respeito do período quaresmal nos dizem assim:
è “Mortifiquemos um pouco o homem exterior para que o interior seja restaurado; perdendo um pouco do excesso corpóreo, o espírito robustece-se pelas delícias espirituais” (São Leão Magno, Primeiro Sermão sobre a Quaresma, 5).
è “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus” (Leão XIII, Encíclica Sapientiae Christianae, 19).
è “Os planos de Deus nunca se realizam senão à custa de grandes sacrifícios” (São Cláudio de La Colombiere).
è “É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório).
E com isso podemos dizer que é a partir da nossa entrega a Deus que venceremos todas as tentações, pois é através da nossa perseverança que chegaremos a salvação eterna.

Portanto irmãos em ocasião da quaresma deste ano de 2015, um pequeno trecho do inicio da Mensagem do Papa Francisco – “Fortalecei os vossos corações” (cf. Tg 5, 8). Assim nos diz o Papa:
            Amados irmãos e irmãs!
“Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um “tempo favorável” de graça (cf. 2 Cor. 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo4,19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos”.
Deixemos o Senhor encontrar a cada um de nós neste tempo favorável (cf. 2Cor.6, 2), pois a “Quaresma” é um tempo oportuno para que os filhos de Deus voltem o olhar para este grande mistério da nossa salvação, é como o Papa Francisco mesmo disse, Ele nos amou primeiro. (cf.1 Jo4,19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário